terça-feira, 25 de outubro de 2011

Festa das luzes!!!


Diwali também conhecido como o festival das luzes é uma grande festa para os hindus e é celebrada com uma grande dose de entusiasmo por toda a Índia. Ontem foi o primeiro dia.As celebrações duram cinco dias a cada dia marcado por rituais distintos e pujas.

O primeiro dia de Diwali conhecido como Dhanteras ou Dhantrayodashi cai no dia treze do mês de Ashwin. A palavra "Dhan" implica riqueza e, portanto, este dia é de imenso significado para a classe empresarial da Índia Ocidental.


Rituais no dia da abertura

Como parte do ritual associado ao dia, casas, bem como estabelecimentos comerciais são remodelados e decorados. Intrincados motivos tradicionais de desenhos Rangoli adornam as portas para saudar a chegada de Lakshmi, a deusa da opulência e prosperidade. Para significar sua chegada há muito aguardada, pegadas em miniatura são representados com farinha de arroz e pó de vermelhão em todas as partes da casa. As lâmpadas são acesas e são feitos para queimar toda a noite. As mulheres consideram o dia próspero, ideal para se comprar um pouco de ouro ou prata. Se a pessoa não tem condições de comprar enfeites caros, optam por adquirir algum objeto novo.


Puja
Deusa Lakshmi é adorada à noite e diyas (lamparinas) de barro são acesas para afastar as forças do mal. "Bhajans" ou canções religiosas glorificando a deusa Laxmi são cantadas e doces tradicionais são oferecidos à deusa.


O segundo dia de Diwali é conhecido como Narak-Chaturdashi ou Diwali Choti. O dia comemora o triunfo do Senhor Krishna sobre o demônio Narakasura, também conhecido como o demônio da sujeira. Após vencer Narakasura, Lord Krishna se vê manchado em sua testa com o sangue do demônio morto. Krishna voltou para casa no início da manhã. As mulheres massagearam seu corpo com óleo perfumado e lhe deram um banho para limpar seu corpo da sujeira. Desde então, o ritual de tomar banho antes do nascer do sol tornou-se comum na Índia, particularmente em Maharastra. No sul da Índia o triunfo do divino sobre o ordinário é comemorado de uma maneira muito original. As pessoas se levantam antes do nascer do sol e fazem o sangue através da mistura de Kumkum em óleo e após quebrar um fruto amargo que é simbólico, representando a cabeça do rei demônio que foi atingida por Krishna, esfregam a mistura em suas testas. Após isso, tomam um banho de óleo com pasta de sândalo.


No terceiro dia de Diwali, que cai sobre a noite escura da lua nova as portas para todas as casas são iluminadas e enfeitadas com desenhos rangoli para saudar a deusa Lakhmi, a personificação da riqueza e opulência.


Neste dia Lakshmi Puja é realizado. Diwali é o dia de encerramento do comércio na Índia (equivalente ao nosso revellion - 31 de dezembro). Os comerciantes executam Chopda Pujan neste dia sobre os livros de contabilidade, para trazer abundância ao negócio. O dia termina com uma grande exibição de fogos de artifício.


O quarto dia de Diwali é conhecido como o dia de Ano Novo ou Bestavarsh. No dia seguinte à Lakshmi Puja, a maioria das famílias comemoram o Ano Novo vestindo roupas novas e jóias. Eles visitam os familiares e colegas de trabalho e oferecem-lhes doces, frutos secos, bem como presentes. Para as comunidades de negócio em Gujarat, Rajasthan, Madhya Pradesh e Maharashtra, Diwali marca o início de um ano de novos negócios. Cada casa de negócios e família realiza muharat pujan ou adoração de seus livros de contas.


O quinto dia do Diwali é referido como Bhai Dhooj. Neste dia os irmãos fazem uma visita às casas de sua irmã para comemorar Bhaiyaduj. Em Bhai Dooj, irmãs aplicam uma marca na testa de seus irmãos para garantir sua segurança e vida longa.

2 comentários:

Vera Falcão disse...

Muito legal, não conhecia esses costumes, bom ficar sabendo... beijo!

Elaine Figueira disse...

Oi Dhanna, vim voando pelo querubim e adorei seu blog. Sou pagã, bruxa wicca e curto muito o panteão indiano. Visite-me.

bjs